top of page

Rozeane Oliveira

Direção Coreográfica e de Marketing do Coletivo CIDA

WhatsApp

Email

Endereço

Rua São Nestor, 167, Lagoa Azul
Natal, Rio Grande do Norte - Brasil

Data de nascimento

25 de março de 1986

c0ae11e0-0bbc-45dc-8c3d-e00c7090290e_edited_edited.jpg

Sobre Rozeane

Natural de Olinda/PE e radicada em Natal/RN, é uma bailarina e coreógrafa com mais de 20 anos de experiência na dança. Graduada em Tecnologia em Marketing pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), destaca-se pela realização de ações formativas, criação coreográfica, preparação corporal e assistência de coreografia, contribuindo significativamente para o cenário artístico-cultural. Como artista, Rozeane atua como intérprete-criadora, coreógrafa e performer, com pesquisa focada em Processos Criativos, Composição em Tempo Real e Improvisação Coreográfica, tornando-se uma referência na área.

Rozeane integrou companhias renomadas como o Grupo Parafolclórico da UFRN e a Cia Gira Dança, participando de diversos festivais de dança nacionais e internacionais, como Vivadança, Panorama Sesi de Dança, Cenas Cumplicidades, Brasil Move Berlim e o Ano Brasil em Portugal. Em 2015, participou do Palco Giratório, percorrendo mais de 45 cidades brasileiras com o espetáculo "Proibido Elefantes". Na Cia Gira Dança, recebeu vários prêmios e reconhecimentos, incluindo: Circulação Nordeste 2013 (Proibido Elefantes) pela Lei Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura, com patrocínio da COSERN – Grupo Neoenergia; Prêmio de "Melhor Espetáculo de Dança" em 2012 (Proibido Elefantes) pelo Troféu Cultura; Prêmio Funarte Petrobras Klauss Vianna de Dança 2012 pela circulação de "Proibido Elefantes"; e o Prêmio Cultura de "Melhor Companhia de Dança do Rio Grande do Norte" em 2011, entre outros.


Rozeane é co-fundadora do CIDA - Coletivo Independente Dependente de Artistas onde ampliou sua pesquisa em dança e acessibilidade, contribuindo para a criação de trabalhos importantes na cena cultural do Rio Grande do Norte. No CIDA, atua como diretora de Coreografia e Marketing. Com o Coletivo CIDA, apresentou trabalhos em mais de 15 cidades do Rio Grande do Norte e em mais de 20 estados brasileiros, incluindo eventos como o CCBNB/Fortaleza - Centro Cultural Banco do Nordeste, Festival O Mundo Inteiro É Um Palco - Ano V em Natal/RN, VIII Festival Mova-se: Solos, Duos e Trios em Manaus/AM, MARTE – Mostra de Artes Teatrais Integradas em João Pessoa/PB, 10ª Edição do Festival Encontro de Dança em Natal/RN e a VII Mostra Dragão do Mar de Arte e Cultura de Canoa Quebrada.


Rozeane também é integrante do Sarau Insurgências Poéticas, um coletivo de artistas que reúne poesia, artes visuais, dança, música e economia criativa em Natal/RN. Participou do Sarau Quinta das Artes, apresentando-se em seis municípios do RN, promovendo as artes integradas em instituições públicas, com apoio do Governo do Estado (LCC) e da Cosern. Foi convidada pela Sociedade Cênica Trans para participar da montagem do espetáculo "Tratados de Mim Mesma na Infertilidade", apoiado pelo programa Rumos Itaú Cultural.


Recebeu prêmios e reconhecimentos como o Itaú Cultural - Arte como Respiro Múltiplos Editais de Emergência, o Edital Emergencial de Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Norte - Tô em Casa e Tô na Rede e o Prêmio Funarte RESPIRARTE. No segundo semestre de 2023, Rozeane participou da Residência Artística Internacional SUCRE, em colaboração com a companhia francesa Ateka Compagnie, estreando em novembro de 2023 na Maison de La Culture (Grenoble/França).

bottom of page