top of page

Rozeane Oliveira

Direção Coreográfica e de Marketing do Coletivo CIDA

WhatsApp

Email

Endereço

Rua São Nestor, 167, Lagoa Azul
Natal, Rio Grande do Norte - Brasil

Data de nascimento

25 de março de 1986

c0ae11e0-0bbc-45dc-8c3d-e00c7090290e_edited_edited.jpg

Sobre Rozeane

Rozeane Oliveira é bailarina, coreógrafa e produtora cultural com trajetória marcada pela atuação em projetos que atravessam dança contemporânea, acessibilidade e artes integradas. Integrou companhias como o Grupo Parafolclórico da UFRN e a Cia Gira Dança — uma das referências nacionais em dança inclusiva —, com as quais circulou por dezenas de cidades no Brasil e no exterior, em eventos como Vivadança, Panorama Sesi de Dança, Cena Cumplicidades, Ano Brasil em Portugal e Brasil Move Berlim.

Com a Gira Dança, foi premiada em diversos projetos, incluindo o Palco Giratório (SESC Nacional), com o espetáculo Proibido Elefantes, que circulou por mais de 45 cidades brasileiras. Recebeu ainda reconhecimentos como o Prêmio Klauss Vianna (Funarte/Petrobras, 2012), Prêmio de Melhor Espetáculo de Dança (Troféu Cultura, 2012) e o título de Melhor Companhia de Dança do RN (Prêmio Cultura, 2011).

É cofundadora do Coletivo CIDA, onde atua como diretora de coreografia e marketing. No grupo, aprofundou sua pesquisa em dança e acessibilidade, participando da criação de obras que circularam por mais de 20 estados brasileiros e dezenas de cidades do Rio Grande do Norte. Entre os festivais e mostras em que esteve presente com o CIDA, destacam-se: CCBNB/Fortaleza, Festival Mova-se (AM), Mostra Dragão do Mar (CE), Festival Encontro de Dança (RN) e MARTE – Mostra de Artes Teatrais Integradas (PB).

Além de sua atuação no CIDA, Rozeane integra o Sarau Insurgências Poéticas, coletivo que une poesia, artes visuais, dança e música em ações de ocupação artística em Natal (RN). Participou também do projeto Sarau Quinta das Artes, com apresentações em seis municípios do estado, promovendo ações formativas e de circulação apoiadas pela Lei Câmara Cascudo e Cosern.

Foi convidada pela Sociedade Cênica Trans para integrar o elenco do espetáculo Tratados de Mim Mesma na Infertilidade, com apoio do programa Rumos Itaú Cultural. Também foi contemplada pelos editais Arte Como Respiro (Itaú Cultural), Tô em Casa/Tô na Rede (Governo do RN) e Prêmio Funarte RespirArte.

Em 2023, participou da residência internacional SUCRE, em parceria com a companhia francesa Ateka Compagnie, com estreia realizada na Maison de la Culture de Grenoble (França). Atualmente, atua na produção, criação e mobilização das ações do Coletivo CIDA e do Festival Casa Tomada, articulando dança, acessibilidade e linguagem como formas de presença e enfrentamento.

COLETIVO CIDA E CASA TOMADA PRODUÇÕES 41.907.888/0001-28

Avenida João Ferreira de Melo, 05, Capim Macio, Natal - Rio Grande do Norte, Brasil
coletivocida@gmail.com

  • Instagram
  • Youtube
  • Facebook
bottom of page