Festival Casa Tomada
O Festival Casa Tomada, uma iniciativa do Coletivo CIDA e da Casa Tomada, nasceu em 2016 com foco na linguagem da dança. Em sua IX edição, o festival apresenta um ponto de virada significativo, expandindo sua atuação para abranger outras linguagens artísticas como teatro e cinema. Nosso objetivo é proporcionar experiências ímpares, promovendo o intercâmbio entre artistas e o público, e valorizando as diferentes formas de expressões artísticas, as diversidades e os hibridismos na cena contemporânea.
Em 2024, sob o eixo temático "Práticas Plurais e Hibridismos", o festival selecionou trabalhos que exploraram a intersecção das artes, promoveram a inclusão e foram acessíveis a públicos diversificados. Além de continuar promovendo a dança, o festival abriu espaço para proponentes, pessoas físicas e jurídicas, que submeteram propostas cênicas e cinematográficas em quatro categorias: Residência Artística Internacional, Mostra Cênica Nacional, Mostra Cinematográfica Nacional e Mostra de Processos Local. Essa ampliação refletiu o compromisso do Coletivo CIDA e da Casa Tomada com a evolução e diversificação das artes no contexto contemporâneo.
A edição de 2024 do Festival Casa Tomada ocorreu nos dias 18, 19 e 20 de setembro, no Teatro Alberto Maranhão, em Natal, Rio Grande do Norte. O festival reafirmou o compromisso do Coletivo CIDA e da Casa Tomada com ações culturais acessíveis, garantindo que toda a programação fosse inclusiva, com acessibilidade em Libras e audiodescrição, permitindo que um público diversificado desfrutasse das atividades oferecidas.
O IX Festival Casa Tomada - Práticas Plurais e Hibridismos é uma iniciativa do Coletivo CIDA - Coletivo Independente Dependente de Artistas e da Casa Tomada Ambiente de Arte, contemplado pela Seleção Pública Nº 025/2023 – Lei Paulo Gustavo de Apoio às Áreas Culturais pelo Edital de Seleção de Projetos de Audiovisual N.º 01/2023 e pelo Edital de Seleção de Projetos Multiculturais N.º 02/2023. Conta com recursos da Secretaria Municipal de Cultura - Prefeitura do Natal, Fundação José Augusto - Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Ministério da Cultura e Governo Federal do Brasil.